Você Não Vai Dar Certo na Fotografia

Obviamente o título do post inaugural do blog é um CLICKBAIT, embora eu e muitos outros fotógrafos já tenhamos ouvido essa mesma frase.

Minha sugestão: não dê ouvidos a quem diz que tu não vais dar certo. Mas o motivo desse post é outro:

Por que os Fotógrafos Não Dão Certo?

Hoje é óbvio pra mim. Se a resposta pra essa pergunta não é óbvia pra ti, segue comigo que eu vou te contar o porquê de, na minha opinião, alguns fotógrafos conseguirem seus objetivos e outros não.

Mas, antes de tudo, já aviso: a resposta não é porque Fulano tem a câmera X e o Ciclano tem a lente Y. Equipamento ajuda, mas não é isso.

Eu tenho muitos alunos que ou já estão vivendo 100% da fotografia ou estão muito próximos disso. Alguns têm equipamentos mais “básicos”, como Canon T5, 50mm e flash + softbox, e conseguem ótimos resultados. Estão seguindo o seu planejamento à risca, estão com as metas sendo cumpridas sempre ou quase sempre. Olhando os mais de 200 alunos que acompanho no Ensaio Externo de A a Z Online, fica muito fácil ver por qual motivo alguns dão certo e outros não.

E a resposta é mais simples do que parece: orientação correta e comprometimento.

Foto: Paulo Henrique – https://www.instagram.com/pauloz_fotografias/

Explico:

se tornar uma referência na fotografia de ensaios não é como correr 100 metros rasos. É como correr uma maratona.

Não acontece do dia pra noite: é um processo lento. Exige dedicação diária e um rumo certo pra seguir. Outro bom comparativo é com emagrecimento. Não adianta fazer uma dieta maluca num mês e no mês seguinte jogar tudo pro alto; é preciso fazer uma reeducação alimentar. E não só isso: ser acompanhado pelo profissional e orientado da maneira correta, fazendo as correções necessárias no meio do caminho, faz toda a diferença na qualidade e velocidade dos resultados obtidos.

E o que as pessoas que emagrecem e conseguem se manter no peso têm em comum? Orientação e Comprometimento.

Foto: Graci Simões | https://www.instagram.com/gracielesimoesfotografia/

E, assim como nas dietas, a fotografia também está cheia de super promessas de enriquecer fácil, de ter chuva de clientes com uma receita mágica. E os fotógrafos seguem indo atrás dessas receitas milagrosas sem se dar conta do óbvio: sem um acompanhamento de alguém que já chegou lá e sabe quais caminhos seguir, é muito mais difícil ter o tal comprometimento de que venho falando e também acertar nas tomadas de decisão da carreira de fotógrafo.

Começo de ano é momento de fazer promessas, de fazer planos. E as minhas melhores recomendações pra ti são

  1.  busque um mentor para seguir. Escolha alguém que admire o trabalho e se espelhe nesta pessoa.
  2.  te compromete a colocar em prática o que aprender todas as semanas.

São coisas simples, como sair pra fotografar toda semana, colocar em prática alguma técnica nova toda semana, assistir a aulas de fotografia toda semana, sair pra prospectar parcerias e novas fontes de clientes toda semana, rodar anúncios no Facebook e Google toda semana, produzir conteúdos pro site, blog e insta toda semana.

Foto: Franco Correa | https://www.instagram.com/fcorreafotografia/

Lembra quando falei que fotografia é maratona e não 100 metros rasos? Não adianta fazer essas coisas simples por 2 semanas. É preciso fazer por 42 semanas do ano. Imagine esse tempo como uma gravidez – a gestação de um novo fotógrafo.

Foto: Mateus Antônio https://www.instagram.com/matt_antonio0/

A receita é simples e está aí na tua frente. Mas é preciso comprometimento para conseguir executar e não deixar a peteca cair. E orientação para aprender técnicas novas e ter um retorno sobre os erros e acertos.

E por que eu vejo os meus alunos do Ensaio Externo de A a Z tendo tanto resultado?

Por causa dos grupos de acompanhamento. É uma forma sensacional de estar em contato com quem coloca em prática, com quem executa, com quem quer fazer dar certo. Todas as semanas recebendo dicas e ideias do que fazer, toda semana em contato com quem tem os mesmos objetivos que tu tens. Esse senso de comunidade, de todos se ajudando, é o grande diferencial das turmas do AZ. Claro que o conteúdo do curso é bom, é direto ao ponto e ensina o que precisa ser ensinado. Mas o comprometimento de começar e não largar tudo no meio do caminho vem dessa comunidade de fotógrafos que se ajuda e resolve dúvidas.

Foto: Gustavo Tabosa | https://www.instagram.com/gustavotabosafotografo/

Dia 3 de fevereiro eu abro uma nova oportunidade para que tu te comprometas. São 2 anos de acompanhamento para te tornar uma referência na fotografia de ensaios. Faz o pré-cadastro e vem comigo nessa jornada de aprendizado, evolução e dedicação.

Grande abraço e até lá.

Lucas Cavalheiro

 

ps: todas as fotos que ilustram este post são de alunos do Ensaio Externo de A a Z Online. As técnicas e conceitos que envolvem a criação desses estilos de fotografia são ensinados no curso.

💬 precisa de algo?